sábado, 4 de julho de 2009

Off Topic: Horizontes

O assunto não é tão off topic assim, mas como não é exatamente relacionado a testes e qualidade, preferi colocar dessa maneira.

O post é sobre o evento Horizontes: Empreendedorismo e Networking em TIC para Novos Profissionais que ocorreu ontem no auditório da Faculdade de Informática da PUC-RS.

Foi bastante produtivo o evento para conhecer pessoas, fazer contatos, aprender um pouco mais sobre a importância do networking, como fazer networking e sobre o papel de CIO nas empresas.

O evento começou com uma apresentação dos ‘hosts’: Eduardo Arruda, CIO TJ-RS e Presidente da SUCESU-RS; Newton Braga Rosa, Secretário de Inovação de Tecnologia de Porto Alegre; e Avelino Francisco Zorzo, Diretor da FACIN/PUC e Diretor Adjunto de Treinamento e Ensino da SUCESU-RS.

Houve então um painel com o Eduardo Arruda, Newton Braga, Ricardo De Rose (CIO da EPCOS e Vice Presidente da SUCESU-RS) e Guilherme Lessa (CIO do Banco Matone e Presidente do GUCIO-RS).

Ao que interessa:

Newton Braga falou sobre a importância do empreendedorismo, o que é ser um empreendedor, tirando o estigma de que necessariamente um empreendedor é um empresário. Citou uma frase que disse o diretor da SAP ao falar sobre os profissionais que contrataria para o centro que está sendo desenvolvido na TECNOPUC, em que o mesmo afirma que a SAP deseja contratar profissionais auto-motivados e que assumam riscos (controlados). E o que é isso senão um empreendedor?

Falou então da importância de se assumir riscos no seu trabalho, e fez uma colocação bem famosa:

Há dois tipos de funcionários que destroem uma empresa:
- aqueles que não fazem o que lhes é mandado (óbvio..)
- aqueles que fazem apenas o que lhes é mandado (e esses são mais perigosos que os primeiros)

Em seguida, explanou sobre networking e sua importância citando fatos como, por exemplo, que a recolocação no mercado se dá em sua maioria através de networking e não anúncio em jornais e afins.

O ápice da palestra foi uma dinâmica bastante pertinente. Temos o vício de ao chegar a um local qualquer, um evento, uma festa, seja qual for o lugar, e procurar pessoas conhecidas, nos aproximarmos e ficarmos ao lado delas durante o evento. Isso não é networking.

Fomos convidados então a nos organizarmos nas fileiras do auditório de acordo com a data de nascimento de cada um, sendo a primeira fileira ocupada pelos aniversariantes de janeiro, em ordem, a segunda pelos de fevereiro e assim subseqüentemente. Percebemos ainda que apesar de a comunidade de informática ser tão unida e não terem tantos profissionais assim, a grande maioria acabou por ficar ao lado de pessoas que não conhecíamos. Fomos então convidados a nos apresentar e trocar cartões

Hein?!? Trocar cartões? Como assim?

Pergunta: Como você vai para um evento em que espera fazer networking e não tem um cartão de visita? Vários cometeram essa gafe (e eu estou no meio :$). Fica aqui uma dica a todos: se não tem um cartão, faça um agora!!! No próximo evento, mantenha-o próximo e troque cartões, apresente-se, conheça pessoas, faça relacionamentos, pois é neles que se baseiam todas as oportunidades profissionais (e pessoais, pra quem anda procurando, quem sabe? :P)

Após a reviravolta no auditório, todos em lugares trocados, ao lado de ‘desconhecidos’, foi a vez de Eduardo Arruda fazer sua apresentação sobre o que é um CIO. Você sabe?

CIO – Chief Information Officer, o responsável por todas as informações de uma empresa. É uma baita responsabilidade, inclusive uma responsabilidade criminal (consultar a SOX). As empresas precisam de um CIO porque precisam de previsibilidade e é disso que trata a Governança de TI. Empresas confiáveis atraem investimentos.

O CIO deve ser um líder, o que envolve talento e competência. Nem todos têm o talento nato, mas competência é algo que se adquire. Três tópicos relacionados ao líder: inspiração, coaching e delegação.

Tentador foi o último slide, com o salário médio dos CIOs no RS:
Base: 8k
Média: 14k
Mais alto: 25k

É muito trabalho, é muita responsabilidade, e a remuneração está ai. Vale a pena? Essa pergunta foi feita, não foi respondida, e fica em aberto pra vocês pensarem também.

Após o Eduardo, o Ricardo fez uma palestra rápida incentivando a participação em grupos de usuários, eventos, fóruns, leituras de blog, etc. Na sua apresentação tinham slides bem legais dando uma idéia de como nos sentimos quando entramos na faculdade (um monte de gente, uma área toda aberta para caminharmos, e sem saber ao certo pra que lado vamos), depois uma figura de um labirinto complexo, cheio de gente representando a entrada no mercado, onde temos que nos sobressair. Precisamos pensar além, mais que o senso comum, e saber para onde vamos. Em seguida falou sobre a importância do networking nessa caminhada e sobre a necessidade de constante inovação no nosso dia a dia.

Finalizando os painéis, Guilherme Lessa trouxe um slide muito legal:

Há 10 tipos de profissionais

- Aqueles que entendem números binários
- Aqueles que não entendem

Uma abordagem muito legal de valorização do nosso trabalho. Lembram que em outro post falei que somos realizadores de sonhos? Ele tocou nesse mesmo assunto. Fazemos mágica!!! Imagina nosso primeiro antepassado que viu um fax funcionando. Como assim, entra uma folha em branco e depois ela sai escrita?!? E o telefone móvel, e o iphone que revolucionou o próprio telefone? E tantas outras invenções... Somos mágicos! Nós somos a força motriz que está mudando o mundo.

Bom, como eu adoro o que eu faço, eu compro logo essas idéias de que o meu trabalho é o máximo! :)

Lessa então apresentou o GUCIO, um grupo de 40 amigos CIOs que trocam experiências mensalmente dividindo seus sucessos, seus fracassos, aprendendo uns com os outros, que é o sentido de um Grupo de Usuários (GU).

Depois dessas apresentações teve um coquetel, excelente oportunidade pra colocar em prática o que aprendemos sobre networking. Valeu muito a pena o evento e sugiro que quem recebeu o convite mas não foi, da próxima vez não deixe passar essa oportunidade, pois foi bastante enriquecedor.


As apresentações estarão em breve no site da SUCESU-RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário