quinta-feira, 28 de maio de 2009

CTAL Inside

A certificação Advanced Level da ISTQB é direcionada para pessoas que já tem experiência em teste de software (testadores, analistas, gerente, consultores de teste) ou que estejam interessadas em aprofundar seus conhecimentos na área (gerentes de projeto, de desenvolvimento, de qualidade, analistas, diretores de TI). Para ter a certificação é necessário ter a CTFL e atender aos requisitos do Exam Board que valida se o candidato tem experiência prática suficiente para ser considerado um profissional Advanced Level (3 anos de experiência em teste de software, desenvolvimento, garantia da qualidade ou similar).

Taxas (Aplicadas nos Estados Unidos):

US$200,00 para a prova e US$100,00 para o exame de qualificação


Especialidades

* Advanced Level Test Analyst

* Advanced Level Test Manager

* Advanced Level Technical Test Analyst


Objetivos da certificação

Assegurar entendimento e execução de técnicas atuais e inovadoras por profissionais de teste experientes

Apoiar/Incentivar o desenvolvimento profissional

Servir de guia na profissão de teste


Conhecimentos avaliados

Técnicas avançadas de testes funcionais para testadores e programadores, conceitos contemporâneos de gerenciamento de testes, melhoria de processo, automação de testes, performance, usabilidade e outros tipos de testes não funcionais.

Cursos

Segundo o ASTQB, um curso para as 3 especialidades levaria em torno de 15 a 20 dias de duração. Que eu conheça, não tem cursos para CTAL no Brasil ainda. :)


A prova

São 65 questões do tipo múltipla escolha

É necessária pontuação acima ou igual a 65%

O tempo de prova é de 3h

Hoje no Brasil a prova não é aplicada, como comentei no post anterior. A BSTQB está em processo de tradução do syllabus.


Sugestão: Acompanhar a lista de discussão da BSTQB


Processo de certificação (descrito no ASTQB)

É recomendado inscrever-se com alguns dias de antecedência para que sejam avaliadas as documentações. Será paga a taxa de qualificação e deve ser enviada uma cópia do certificado da CTFL e um currículo ou comprovação da experiência de 3 anos ou mais na área, como citado acima.

O candidato será informado da sua aceitação, assim como o centro de exames. Se o candidato estiver em treinamento, o centro de treinamento também será informado.

Se o processo de avaliação não for completado até a data de aplicação da prova, o candidato poderá fazer a prova desde que tenham sido pagas as taxas de qualificação e da prova. Entretanto o resultado só será divulgado após a avaliação de qualificação.

Se o candidato não passar na qualificação, o valor pago não será devolvido, entretanto essa taxa servirá como crédito para futuras tentativas de realização do exame.


Fonte: http://www.astqb.org/

Um comentário: