quarta-feira, 20 de maio de 2009

Apresentação do Blog - CTAL

Bem vindos ao Ensaios de Qualidade

O objetivo desse blog pra mim é o de aprender um pouco mais tentando passar alguns conhecimentos e experiências na área de qualidade de software, especialmente testes de software.
O motor de início é a CTAL, certificação de testes para a qual estou estudando no momento. Antes de falar sobre a certificação e essa escolha, quero indicar um post bastante famoso do Fábio Martinho com um resumo das principais certificações da área no mercado no site Test Expert

CTAL (Certified Tester Advanced Level) é a certificação do ISTQB para níveis avançados. São oferecidas as especialidades ‘Test Analyst’, ‘Test Manager’ e ‘Technical Test Analyst’. O conjunto dessas três certificações dá ao profissional o diploma CTAL Full Advanced Level. O meu foco, por hora, será na especialidade Test Analyst e como base de estudos, fora o syllabus, estou usando o livro Guide to the ISTQB Advanced Certification as an Advanced Test Analyst do Rex Black

E como se faz pra tirar essa certificação?
O primeiro passo é tirar a CTFL, que é a certificação Foundation Level da ISTQB. No Brasil, ela é aplicada pelo BSTQB ou pela ISEB através de um centro Prometric.
E, segundo o ASTQB, três anos de experiência comprovada em teste de software, desenvolvimento, garantia da qualidade, engenharia de sistemas ou funções relacionadas.

E porque eu estou usando o ASTQB como referência e não o BSTQB? Porque atualmente nenhuma CTAL é aplicada no Brasil. Ao que venho acompanhando, o syllabus está em processo de tradução. A minha expectativa é poder fazer essa certificação ainda esse ano. Caso os planos mudem, com certeza vai dar pra acompanhar por aqui. :)

E dentre todas aquelas certificações que o Fábio apresentou no post dele, porque eu escolhi a CTAL? Bem, antes de escolher a CTAL, na realidade eu escolhi a CTFL. Eu precisava de uma certificação em testes por uma demanda profissional e além de ser uma certificação internacional, eu tinha a comodidade de escolher quando fazer a CTFL, já que é possível fazer a prova por um centro Prometric. Então providenciei um material para estudar: Foundations of Software Testing: ISTQB Certification de Dorothy Graham, Erik Van Veenendaal, Isabel Evans e Rex Black, agendei a prova e já sai na hora com o meu resultado da sala.

Os estudos então continuam e o próximo objetivo é a CTAL. Espero que a manutenção do blog além de me ajudar a focar nos estudos para a certificação, possa ajudar os transeuntes com alguns assuntos interessantes que pretendo compartilhar nesse canal.

Abs,

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa. Acho que o desenvolvimento no Brasil tende a ganhar muito com o crescimento dos escritores preocupados com a qualidade.

    Boa sorte.

    ResponderExcluir