quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Configurando visibilidade de produtos no bugzilla


A correria anda grande e quase não tenho postado, mas esse eu achei que valeria a pena vir compartilhar.

Precisei configurar o bugzilla para um grupo de beta testers utilizarem. O objetivo era que os beta testers reportassem os bugs na mesma ferramenta que já estamos usando internamente para reportar os bugs para o time de desenvolvimento, evitando retrabalhos como copiar descrições ou importar/exportar de outras ferramentas.

Até ai, tudo bem, mas como os beta testers estão testando livremente, sem nenhum treinamento na aplicação e não tem nenhuma formação em teste, eles podem abrir bugs que seriam apenas sugestões e não defeitos, ou ainda abrir defeitos em funcionalidades que não foram desenvolvidas, entre outros mal entendidos que enxeriam a caixa dos desenvolvedores de questões não pertinentes e acabariam atrasando o trabalho deles.

Para isso então, criamos módulos separados dentro do mesmo projeto que seriam visíveis apenas para os beta testers enquanto os bugs já conhecidos, que os desenvolvedores já estão trabalhando, ficariam visíveis apenas para a equipe interna. E ai começou a trabalheira de encontrar como poderíamos omitir alguns produtos para uns e outros produtos para outros usuários.

O caminho natural foi procurar no manual do bugzilla, mas apesar de o manual explicar os parâmetros do bugzilla, ao menos para minha equipe não ficou claro como fazer o passo a passo para que funcionasse. Fuçando no google e no bugzilla, encontramos uma solução:

Menu Administration > Parameters > Group Security

Tem um parâmetro chamado usevisibilitygroups que deve ser ligado:




Feito isso, será necessário criar dois grupos de usuários. Esse foi o nosso erro mais insistente. Imaginamos a principio que como todos já estavam vendo os bugs, seria necessário criar apenas um grupo e limitar a visualização desse grupo. Mas na verdade não conseguimos fazer funcionar assim. Apenas quando criamos os dois grupos conseguimos gerenciar corretamente a visualização.

Para criar os grupos:

Menu Administration > Groups > Add Group

Há uma explicação no próprio bugzilla sobre como preencher os campos abaixo:



Lembre-se, crie os 2 grupos!

Agora vamos setar a visibilidade desses dois por produto.

Menu Adminsitration > Products e escolha um produto

Agora para cada produto será necessário dizer quem ve e posta bugs neles e quem não vê (e consequentemente não posta bugs).

Acesse um produto e vá em Edit Group Access Controls. Devem aparecer os dois grupos criados. E essa foi a configuração que funcionou pra nós.

Configuração para produtos acessíveis apenas pelos beta testers:





Configuração acessível pelos outros usuários que não são beta testers:



E não esquecer o mais importante agora: colocar cada usuário no grupo correto.

Menu Administration > Users > Search

Espero que você não tenha muitos usuários no sistema, agora será necessário atualizar um por um.



Observação: Nesse caso em que setamos a configuração de acesso para todos os produtos e todos os usuários, usuários novos que não pertençam a nenhum grupo não poderão abrir bugs.

Espero que o post seja útil para economizar um tempinho para você ou, se você tiver um jeito mais pratico, faz um post e linka aqui. :) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário