terça-feira, 2 de março de 2010

Partição por Equivalência

TÉCNICAS DE TESTE DE SOFTWARE

A cada nova técnica apresentada, vou sempre bater na mesma tecla: Seria muito bom que pudessemos testar todas as combinações possíveis de valores durante os nossos testes. Talvez isso nos desse mais segurança de que realmente testamos 100% o software e que ele está 100% funcional de acordo com as especificações e expectativas do cliente. Sabemos entretanto que para a esmagadora maioria de casos que conhecemos, é impossível testar 100% um software.

As tecnicas de software existem para melhorar a nossa seleção de testes. Para classificar e agrupar possibilidades de teste que otmizem o nosso processo, sem que tenhamos a sensação de estar deixando buracos imensos sem cobertura de testes nos sistemas.


PARTIÇÃO POR EQUIVALÊNCIA

Partição por Equivalência é uma técnica de projeto de teste do tipo “Specification-based”, na qual os testes são projetados para executar partes representativas de partições. E a princípio, espera-se que ao menos uma classe de cada partição seja representada ao menos uma vez durante os testes.



A figura acima explica visualmente a definição dada.

Começamos selecionando um set de interesse, como entradas, saídas, precondições, pós condições de teste ou qualquer outra coisa que achemos interessante. Feito isso, podemos separar esse set em dois ou mais sub conjuntos. Por exemplo: Imaginemos um sistema de venda que vai calcular o frete baseado na regra:
- Norte = 40,00
- Nordeste = 35,00
- Centro-Oeste = 35,00
- Sudeste (fora SP/capital) = 20,00
- SP capital = 10,00
- Sul = 35,00

Essas serão então nossas classes de teste: Norte, Nordeste, CO, Sudeste (menos SP capital), SP capital, Sul.

Fora as classes válidas, também devemos criar classes inválidas, ou seja, opções que levem a aplicação a pedir uma ação de correção por parte do usuário ou trate como uma exceção. Nesse caso, uma cidade fora do Brasil levaria provavelmente a uma mensagem informando ao usuário que não são realizadas entregas fora do território brasileiro e perguntando se ele deseja continuar com a compra informando um outro endereço válido.

A segunda parte da figura, mostra como ocorre a seleção de elementos das classes para criação dos testes. Cada teste deve ter ao menos um elemento de uma classe.

Considerando um formulário, ou mesmo o sistema de vendas mencionado acima, concluiremos que haverão N conjuntos e sub conjuntos de valores para tratarmos. Para criar um test case válido, separamos então membros das classe de equivalencia válida e para um test case inválido, separemos UM membro de UMA classe inválida e todos os demais valores selecionados devem ser válidos. Dessa forma, evitaremos que uma resposta incorreta a uma classe de equivalencia fique mascarada pelo tratamento de outra classe.


ERROS COMUNS NA APLICAÇÃO DE PARTIÇÕES POR EQUIVALÊNCIA

1. As partições devem ser distintas. Não deve ser possível que um elemento hora se comporte como na partição A e hora como na partição B.

2. Não existem partições vazias. Se ela não possui membros, ela não existe.

3. A técnica não subtrai valores. Ela os divide.


CRIANDO TESTES A PARTIR DA TÉCNICA




Supondo que os subsets X1, X2, Y1, Y2 e Y3 são complemente independentes e válidos, podemos combina-los em três testes, como mostra a figura acima. O caso, a condição X1 foi testada duas vezes. Poderia ter sido tanto ela quanto a X2. Por exemplo, poderíamos testar a solicitação de um serviço em uma empresa de computadores. Poderiamos ter então as condições de contrato dentro ou fora da garantia (ambos os casos são válidos, mas um cobra pelo serviço e o outro não), e a localidade do comprador para definir que prestador de serviço irá atendê-lo que pode ser Porto Alegre, Grande Porto Alegre ou Outras cidades do RS. São variáveis independentes entre si que podem ser combinadas como na imagem acima resultado nos testes:

TC1: Contrato Dentro da Garantia para Porto Alegre
TC2: Contrato Fora da Garantia para Grande Porto Alegre
TC3: Contrato Dentro da Garantia para Outras Cidades do RS

Nem sempre as nossas combinações serão apenas de valores de valores independentes entre si. Um valor pode ser restritivo em relação a outro subset, gerando combinações inválidas.



Agora a seguinte situação. Temos um sistema de impressão de imagens. X é a paleta de cores dela. X1 = normal, X2 = escala de cinza , X3 = sepia (aquelas amareladas). Y é a qualidade que nesse caso pode ser Y1 = para impressão, Y2 = para web. Z é a impressora utilizada, sendo Z1 = preto e branco e Z2 = colorida

Os TCS criados para exemplo foram:
TC1: Foto colorida com resolução para impressão na impressora colorida
TC2: Foto preta e branca com resolução para web na impressora preto e branco
TC3: Foto sepia com resolução para impressão na impressora colorida
TC4: Foto colorida (ou sepia) com resolução para web na impressora preto e branco

O último caso deve ser inválido de acordo com regras da aplicação que não permitirá a impressão de fotos coloridas em uma impressora preto e branco.

Devemos começar com pelo menos 1 caso de teste inválido por set para verificarmos que cada conjunto é validado como deveria. Feito isso, você pode testar combinações de inválidos se for o caso. Mas lembre-se da importância de testa-los primeiro em separado para identificar o comportamento específico para o conjunto.

Fonte: Advanced Software Testing Vol.1 - Rex Black

Ver também:
Overview Tipos de Técnicas de Teste
Análise por Valor Limite

5 comentários:

  1. Sarah muito didático seu artigo sobre partição de equivalência. Creio que essa seja uma das técnicas mais importantes para um bom projeto de testes.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o Post! Consegui ter um entendimento melhor no último exemplo!

    ResponderExcluir
  3. Excelente este artigo Sarah. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Li vários artigos e o seu foi o mais me ajudou a entender efetivamente como usar a partição de equivalência.
    Muito obrigada por compartilhar o seu conhecimento.

    ResponderExcluir