sábado, 15 de setembro de 2012

Garotas nos trilhos


No último final de semana rolou também o Rails Girls, um evento que nasceu na Finlândia em Helsinki em 2010 e ganhou o mundo. No Brasil, o primeiro evento foi em Porto Alegre e nos dias 7 e 8 de setembro foi a vez da edição São Paulo.

Rails, pra quem não conhece, é um framework web open source para a linguagem de programação Ruby (mesmo que não tenha entendido nada do que eu falei agora, você pode ir a um evento do Rails Girls :) )

O objetivo do Rails Girls é o de difundir a cultura de programação, trazer mais mulheres para a área técnica e compartilhar esse “poder” de fazer ideias tornarem-se projetos reais.

O formato do evento é um workshop de um dia e meio, que começa geralmente numa noite de sexta-feira com uma “Installation Party”. Esse é um momento no qual as meninas se encontram para preparar seus notebooks para programar no dia seguinte. É também um momento de interação entre coaches e “alunas” e acontecem algumas lightnings talks motivacionais, geralmente falando sobre mulheres na TI, mulheres na programação, porque programar, e outros temas correlatos.

No dia seguinte, todos se reúnem com o objetivo de criar uma aplicação. Outras lightnings acontecem durante o dia, especialmente com o objetivo de dar algum norte para quem nunca ouviu falar nada de programação, nem sabe o que é uma tag HTML. :) As “alunas” são organizadas em grupos, que tem um coach responsável. O coach é quem vai de fato ensinar as mulheres a programar e vai orientar o desenvolvimento de alguma página que elas queiram.

No evento de São Paulo, tivemos aplicações super interessantes como a de controle de treinos de natação, a que permite que o usuário indique o quanto um local está cheio quando faz check in, a de classificação de livros por influência, entre várias outras aplicações legais.

É emocionante acompanhar esse processo de aprendizado e ver pessoas que não tinham o menor contato com esse mundo técnico se surpreendendo consigo mesmas ao não só criar o seu próprio site funcional como também deixa-lo publico.

O Brasil se encantou pelo Rails Girls, e temos vários outros eventos acontecendo ainda esse ano. O próximo será em Recife nos dias 28 e 29 de Setembro e já temos meninas organizando edições no Rio de Janeiro e em Belém.

Acompanhe o Rails Girls:
Facebook
Twitter
Twitter Brasil










7 comentários:

  1. Muito legal!

    É uma pena que garotos não são convidados =B

    ResponderExcluir
  2. Deve ser bem legal esse evento!
    Vou enviar esse post para as meninas daqui de recife.
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mt legal mesmo polly. Ja tem vaarias inscritas pra recife! :) vale a pena!!

      Excluir
  3. Que legal! As aplicações são sempre páginas web? Vocês já usaram quais linguagens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em geral sim, porque é mais facil.
      Temos usado Ruby on Rails por ser facil e rapido. Nesse periodo de 1 dia e meio ja é possivel que as meninas saiam com uma pagina funcional, mesmo sem nunca ter programado antes.

      Excluir
  4. Super curtido. Apesar da massa tecnologia ser masculina o parte feminina se garante :D.

    ResponderExcluir