sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Agile Brazil 2012 sob um olhar diferente

Em 2011 participei do Agile Brazil que aconteceu em Fortaleza e isso fez uma baita diferença na minha vida profissional. Conheci várias pessoas, assisti a palestras muito legais e sai de lá muito mais critica com relação ao meu trabalho. Isso fez com que eu buscasse novos desafios, trocasse de empresa e ainda, pouco depois de voltar do evento de Fortaleza, em 5 de Julho de 2011 dar o primeiro passo para ajudar a organizar o evento de 2012 em São Paulo. Simplesmente mandei um e-mail para um dos organizadores e disse que queria ajudar, nem que fosse apenas dando pitaco nas palestras de teste de software.

Não pude nem prever que ficaria tão envolvida com esse projeto. Participei de iniciativas de divulgação via twitter, no facebook e em eventos, da organização da Virada Ágil, da manutenção do site, da revisão das submissões, da montagem da grade, especialmente em relação as palestras de Desenvolvimento e Teste e acompanhei várias outras frentes nas quais não estive tão ativa quanto nessas que citei.

Em alguns momentos houve a insegurança de o evento não deslanchar e termos problemas por assumirmos o evento, já que o Agile Brazil não é uma organização ou uma empresa. É um evento montado e levado por voluntários da comunidade com muita vontade de fazer acontecer, mas com pouco conhecimento e experiência em fazer eventos desse porte. Para nosso alivio, felicidade e tranquilidade, o evento já foi um sucesso em 2010, 2011 e o mesmo sucesso acompanhou 2012. Tivemos um grande número de inscritos e muitos feedbacks positivos.

Durante os 3 dias de eventos foi um corre-corre para fazer tudo dar certo e não teríamos conseguido fazer do evento o sucesso que foi se não fosse a ajuda e a energia dos voluntários. Ao final de cada dia, fazíamos retrospectivas, recolhíamos os feedbacks deixados no mural e tomávamos ações para melhorar ainda mais o evento.

No pré-evento eu aprendi bastante sobre organização de eventos, fiz vários contatos legais, conheci bastante pessoas, vi e vivi situações de conflito, aprendi mais um pouco sobre trabalho em equipe, como lidar com as pessoas e suas diferenças e foi um crescimento fantástico.

Durante o evento, exercitei bastante a capacidade de reagir rápido a mudanças e a problemas e muito mais do que ouvir sobre agile, SER ágil, que pra mim é algo que transcende as teorias, frameworks e livros e está muito mais ligado a entregar valor e resolver problemas, que foi a nossa rotina maluca dos 3 dias de evento.

Participei de bem menos palestras esse ano que no ano passado, mas talvez eu possa chamar toda essa experiência de um grande workshop que durou pouco mais de um ano e além de todo esse conhecimento, trouxe grandes amizades. Trabalhei muito próxima de algumas pessoas em especial:

Dairton Bassi, coordenador geral do evento
Ceci, que alias fez um excelente trabalho a frente do voluntários
Fabio, que estava cuidando de boa parte do site
Hugo, coordenando o comitê de programa e da trilha de desenvolvimento e testes comigo
Luca Bastos, grande parceria, super comprometido e amigo durante todo esse processo do evento
Rafa, que deu a maior força na equipe da Virada Ágil

Reencontrei pessoas super especiais também como a Teresa que foi minha professora na especialização e gerente no C.E.S.A.R. e Daniel Wildt que foi o meu canal para fazer parte de tudo isso.

Todos os outros coordenadores e colaboradores também fizeram um trabalho incrível e tem meu respeito e admiração. Apenas citei os que eu trabalhei bem mais perto nesse período.

Conclusão: Organizaria outro Agile Brazil? Com certeza! Manoel Pimentel, “priminho”, #tamojunto no Agile Brazil 2013 em Brasília. Participaria de outro Agile Brazil? Tantos quantos tiverem. Mesmo que daqui há uns anos o evento mude a cara e os assuntos, é um grupo que tem muito a acrescentar e do qual eu pretendo e recomendo estar sempre perto.

Meu muito obrigado a todos que fizeram essa jornada comigo.

5 comentários:

  1. Legal teu relato Sarah, foi um prazer ter feito o curso Otimizando o Fluxo de Trabalho contigo. Parabéns pelo ótimo trabalho

    ResponderExcluir
  2. Valeu! Ainda pretendo fazer um post sobre o curso .. Estou com alguns no backlog hehehehe :) Foi um prazer.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o post Sarah!
    Eu também aprendi bastante fazendo parte da organização do Agile Brazil, é um evento que gostei muito desde a primeira vez que eu fui em 2010, por esse motivo decidi que iria ajudar no evento de 2012 e não me arrependo de nada, gostei tanto que penso em continuar envolvido de alguma maneira em 2013 rs
    Também conheci muitas pessoas legais e...wait, estou quase escrevendo um post aqui kkkkk vou escrever no meu blog!

    Sarah você foi muito importante para o evento desse ano ter todo esse sucesso e foi um prazer enorme ter "trabalhado" com você!, quem sabe em 2013 estaremos nos bastidores novamente rsrs

    ResponderExcluir
  4. O evento foi espetacular sob todos os aspectos. Parabéns Organização e voluntários...

    ResponderExcluir
  5. Sarah
    Obrigado pelas palavras.

    Também tomo emprestado 99,999% da sua frase que também é verdadeira para mim:
    "Participei de bem menos palestras esse ano que no ano passado, mas talvez eu possa chamar toda essa experiência de um grande workshop que durou pouco mais de um ano e além de todo esse conhecimento, trouxe grandes amizades. Trabalhei muito próximo de algumas pessoas especiais"

    Tenho muito orgulho de tudo que NÓS fizemos.

    @Fábio Massa
    Assim que colocar um relato em http://blog.fabiomassa.com.br/ avise para atualizar http://www.agilebrazil.com/2012/programacao/blogs-sobre-o-…le-brazil-2012/

    @Rodrigo Yoshima
    Obrigado pela parte que me toca

    ResponderExcluir