domingo, 5 de agosto de 2012

Mulheres são maioria na TI

Ficou curioso(a) com o título? :) Não tenho números que confirmem ou não esse título, mas se for pela impressão acho bem provável que a sua seja parecida com a minha: ainda temos poucas mulheres na tecnologia.

Engraçado que tenham poucas mulheres técnicas, considerando que o “pai” da programação na verdade é a mãe :) Se não conhecem a história da Ada Lovelace, dá uma olhada nesse link da Wikipedia.

Há muitas ações pelo mundo inteiro tentando reverter esse quadro e trazer cada vez mais mulheres para a tecnologia. E cá entre nós esse negocio de que mulher não gosta de tecnologia é ridículo. Afinal de contas, pra quem mais seriam esses fancy widgets? Ok, nesse caso, não basta ser girl ou geek, tem que ter um gosto e um bolso extravagante também. :)

No mundo inteiro há um tempo estão sendo promovidas ações para inspirar a mulherada a entrar na área de tecnologia. Em especial, eu gostaria de falar de dois para vocês.

O primeiro é o Girl Geek Dinner que começou em 2005 em Londres com uma geek girl que como muitas de nós se sentiu frustrada por ser uma das únicas mulheres que participam em eventos técnicos. Ela entrou em contato com alguns blogueiros conhecidos, e publicou sobre sua ideia de juntar outras meninas e durante um jantar conversarem sobre tecnologia. Com a ajuda de alguns amigos, ela organizou o primeiro Girl Geek Dinner com 35 participantes. E quando as pessoas começaram a ouvir falar da ideia e do evento, começaram a aparecer empresas querendo patrocinar os jantares. Ela treinou outras meninas e o Girl Geek Dinner tomou o mundo. E claro, chegou no Brasil!!

As primeiras edições do Girl Geek Dinner aconteceram em Porto Alegre e a última foi essa semana aqui em São Paulo. Nesse final de semana ocorreu a QConSP e o período foi aproveitado para juntar algumas geek girls e conversar um pouco sobre tecnologia. Foi o meu primeiro Girl Geek Dinner, mas depois dessa experiência sei que virão muitos! Tinha meninas da área de TI e meninas que não são da área. Tinha da área de marketing, uma formada em fisioterapia, uma estudante de direito e até uma filósofa! :) O encontro foi na Adaptworks que também patrocinou nosso lanchinho junto com a ThoughtWorks.

Algumas falaram sobre sua experiência com TI, como escolheram essa profissão, outras falaram dos seus receios em relação a área. Falamos também sobre o Mulheres na tecnologia e o Rails Girls, e esse é o segundo evento do qual eu gostaria de falar nesse post.

O Rails Girls começou em 2010 na Finlândia e também ganhou o mundo e também chegou no Brasil! \o/ Esse é um evento de dois dias que tem o objetivo de ensinar meninas a programar. Nesses dois dias as meninas podem conhecer outras meninas na área de tecnologia e mesmo sem ter nenhum background de programação, sair com a sua primeira aplicação feita! Fantástico, não?

O primeiro Rails Girls do Brasil foi em Julho em Porto Alegre e o próximo vai ser aqui em São Paulo e ainda teremos edições em Recife e Belém!

Espalhem por ai! Quem sabe um dia quando uma menina for para a sua primeira aula na faculdade de computação ela vai se deparar com uma turma de várias meninas?


Outros links do Girl Geek Dinner:
https://www.facebook.com/ggdbrazil
https://twitter.com/ggdbrazil
http://ggdbrazil.wordpress.com/


Outros links do Rails Girls:
https://twitter.com/railsgirls
http://www.facebook.com/railsgirls
https://twitter.com/railsgirls_br

Um comentário:

  1. Bem legal! Outras iniciativas que me lembro agora, além do grupo /MNT-Mulheres na Tecnologia que vc citou no texto é o projeto Meninas Digitais (SBC), o programa Mulheres na Computação (UFMT)... bem legais!

    ResponderExcluir