quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Testes basedos em riscos

Uma introdução a testes baseados em riscos...

Risco é a possibilidade de um evento negativo ou indesejável ocorrer. Um risco específico é qualquer problema que possa afetar negativamente a experiência do usuário ou o sucesso do projeto.

Em testes há dois tipos de riscos com os quais nos preocupamos. Riscos de produtos são potencias problemas que podem afetar a qualidade do produto e Riscos de projeto (ou riscos de planejamento) são riscos que podem afetar o sucesso do projeto em termos de operações.

Exemplos:
Risco de produto: um defeito que possa causar pane no sistema
Risco de projeto: diminuição dos membros de projeto (staffing shortage)

Cada risco possui um nível de importância que é classificado de acordo com a sua probabilidade e seu impacto.

A probabilidade pode ser medida por exmeplo pela linguagem utilizada, pela banda de transmissão de dados, pelo espaço em disco, etc. O impacto é medido de acordo com considerações do negócio como perda financeira, número de usuários impactados, etc.

É interessante no início do projeto ter alinhado esses conceitos que tendem a ser muito subjetivos. Numerando os níveis de probabilidade e impacto, é indicado que todos tenham um entendimento ao menos bastante parecido do que eh nível 1, 2, etc. Simplesmente dizer que 1 é maior que 5 ou que 5 é maior que 1 nao é muito parâmetro. É indicado que essa explicação seja feita através de exemplos.

Em uma abordagem de testes baseadas em riscos, a listagem de riscos levantadas é o ponto mais importante do processo e também ponto de partida para o planejamento.

O risco pode guiar todas as atividades de teste. É possível alocar esforços por nível de risco, selecionar tecnicas de teste, direcionar ordem de execução e inclusive guiar a priorização de correção de testes baseado na classificação dos riscos levantados. Também os reports de execução podem ser direcionados a riscos informando que riscos foram cobertos, quais não foram, qual a incidência de erro neles, etc.

Os riscos precisam ter planos de mitigação e/ou contingência e quanto maior sua importãncia (probabilidade x impacto), mais de perto ele deve ser acompanhado. A reunião de levantamento/acompanhamento de riscos deve ser uma constante no projeto e não acontecer apenas uma vez no início. É importante saber se mudou a importância do risco, qual o resultado das ações de mitigação e inclusive se o risco continua sendo um risco ou se, devido a aplicação de ações de mitigação ou mesmo mudanças de cenário no decorrer do projeto, deixou de ser um risco. També novos riscos podem ser indentificados. Esse acompanhamento resulta em novas avaliações de prioridades no projeto e talvez em realocação de esforços de teste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário